sábado, 25 de dezembro de 2010

Tratamento Fora do Domicílio - TFD

Este post foi muito gentilmente preparado por uma nova amiga que ganhei através deste blog, uma amiga que sabe muito bem o que sinto e como me sinto e que tem me ajudado com uma grande troca de experiências, e se Geisa me permite dizer, a filhinha dela (Bárbara gatinha) nasceu exatamente no mesmo dia que Vinícius, aqui em joão Pessoa, também com Mielo, então imaginem como temos assuntos em comum... Muito obrigada nova amiga por este post!

TFD-Tratamento Fora do Domicílio

O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas.
Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, independente de renda e classe social!
Todas as pessoas, tem direto a conseguir as passagens e a ajuda de custo para as viagens e tratamentos realizados fora de João Pessoa, para conseguir é só ir até o O PAM  de JAGUARIBE onde dão Vacina e por trás da igrejinha pegar os formulários, o telefone de lá é (83)3218-5901, você pode se informar melhor sobre o endereço e pré requisitos.
Com os formulários em mãos para fazer o cadastro, o médico que acompanha o paciente deve preenche-lo, pode ser do posto de saúde, e outros dois devem atestar, todos datados e assinados, pode ser no caso de Mielo (o neurologista, urologista, nefrologista, pediatra, até mesmo o clinico geral).
Como dica é bem importante enfatizar que o paciente tem bexiga neurogênica e precisa de acompanhamento multidisciplinar, (pois apenas hidrocefalia pode ser tratado em João Pessoa mesmo, correndo o risco de ter o pedido negado).
O Meio de locomoção pode ser escolhido aéreo ou terrestre.
Quando tudo estiver preenchido, tire 2 cópias do original e 01 cópia dos examens mais importantes, principalemte da bexiga, se for paciente do Sarah, é bom tirar uma cópia do comprovante, ou pedir uma declaração do Sarha.
Depois que você dá entrada e o médico autorizar, e quando o Sarah agendar nova consulta ou internação, você pede ao hospital que envie um fax comprovando o agendamento para o TFD, então você liga para lá para saber se foi autorizado e pegar as informações sobre como pegar as passagens e a ajuda de custo que atualmente gira em torno de R$300,00. O TFD prepara um formulário e as passagens são retiradas na Classic Turismo (Empresarial Epitácio Pessoa, ao lado do Extra), A ajuda de Custo normalmente é depositada no Banco do Brasil.
Tanto paciente, como acompanhate precisam estar cadastrados no SUS, que pode ser feito no Lactário, na Torre. Av Rui Barbosa.
Inicialmente poderemos encontrar um pouco de burocracia, mas vale a pena e é um direito nosso!
 







domingo, 12 de dezembro de 2010

Já completei 2 aninhos (tenho muitos dentes!)

Eu completei dois aninhos (tenho muitos dentinhos) e minha família está muito feliz com isso, porque eu sou o "gostosão do vovô", o amorzinho das vovós e de toda a família...
Foi uma festinha preparada com todo carinho, pelos amigos e pela família, especialmente obrigada a Tia Ariele, Vovô Carlos e Khivia, Tia Nana e Dindo, Vovó Nercy, Papai e mamãe e todos os que cooperaram para que tudo desse certo... Dinheiro agente não tem... mas família e amigos agente tem um bocadão!!!