quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Órtese de Denis Brown!

(Este post expressa apenas minha opinião baseada apenas na nossa experiência)
Alguns pontos positivos e negativos no uso da Órtese de Denis Brown, considerando que o nosso caso trata de pé torto rígido e paralítico devido a mielo, diferente do pé torto comum!

Positivos...
Evitar a recidiva nos pés tortos (evita que o pé volte a ficar torto), no tratamento de Ponsset...
Uso indolor...

Negativos...
A indicação de uso deve ser seguida RIGOROSAMENTE, ou ocorrerá a recidiva, normalmente indica-se o uso contínuo (24h ao dia) durante 03 meses e apenas para dormir durante 04 anos.
O aparelho deve ficar perfeitamente ajustado ao pé para evitar a recidiva e outros tipos de acidentes,
Atrapalha no desenvolvimento motor, (sentar, ajoelhar, virar).
Todo cuidado com o manuseio correto na hora de colocar ou retirar o aparelho, se um pé estiver livre e o outro preso e a órtese girar esta vai levar consigo o pé preso, podedo ocorrer torções no pé, joelho etc.

Nosso Caso...
Tivemos sustos com torções(dedão do pé e pé) um pé soltou(saiu daórtese) e o outro girou, mas sei que isso só ocorreu pois o aparelho não foi colocado corretamente.
O tratamento foi ótimo não me arrependo pois foi indolor apesar de demorado. (gesso + órtese)
A recidiva já começa a aparecer em Vinícius, precisaremos de uma nova Tenotomia e de mais 03 semanas no gesso,..., sei que só ocorreu pois é difícil ser perfeitamente disciplinada com o uso da órtese.
Se compararmos os pés de Vini ao nascer e a situação atual, estamos muito satisfeitos com os resultado, sabemos que ainda temos uma grande jornada, mas estamos felizes!






8 comentários:

maíra disse...

No caso da minha Valentina, ela usa só pra dormir agora, e ela tem 5 meses e já ta sentando, o médico disse que ela iria demorar um pouco mais que o "normal" pra sentar etc. Mas isso é muito particular de cada criança. A propósito o vini é muuuuito fofo, lindo mesmo,e aceito candidatos a genro!

beijocas Maíra e Valentina

Anônimo disse...

No caso da minha Marcela, já tem 4 mêses e não se adpta de jeito nenhum a DB.. Ela é tão danada que consegue tirar a ortese mexendo os pezinhos. Tenho muito medo de uma recidiva!

professorinha6@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá,

Meu filho tem PTC, e vi numa publicação no seu blog, que parou com a órtese, percebi que a barra está muito distante, sendo que a distÂncia entre as barras deve ser a mesma entre os ombros par não causar incomodo a criança, e como você falou se parar com a órtese o pé vai recidir, minha dica como mãe é retornar a órtese, porém diminuindo a distância entre as barras.

rubiana disse...

Meu Antonio consegue retirar a ortese durante a noite e as vezes so percebo quando amanhece, estou muito nervosa com isso, pois trabalho e nao e sempre que consigo ficar acordada, mas o pesinho dele ta lindo, e tambem percebi que a distancia de sua ortese esta estranha, nao pode ultrapassar a largura dos ombros

Anônimo disse...

O meu esta agora a usar a DB e o pé dele esta cada dia melhor teve que fazer cirurgia mas graças a deus agora esta bem melhor.

maria de fatima santana disse...

O meu bebe esta agora com um ano começo a usar o gesso com um mês fez duas tenotomias nao resulto e teve de ser operado em Fevereiro de 2012 agora esta com a DB e o pé esta bem melhor.
Como eu só angolana e ele fez a cirurgia no Brasil vamos voltar agora em julho depois de 3 meses da cirurgia para ser visto pelo medico.
Fátima ( este e o meu email. fatimasantana0011@hotmail.com) para quem quiser compartilhar

Anônimo disse...

Oi querida tb sou mae d um garotinho com mielo ele tem um ano e é o nosso chodozinho, gostei tanto do seu blog e como sao lindos os seus pequenos!! Gostaria de entrar em contato com vc para trocarmos experiencias sou recifense litacks@yahoo.com.br bju karla

Anônimo disse...

Meu Vinícius está com quase 1 mês de uso da órtese. Ta machucando o pezinho dele, uso algodao, bandeid para ajudar, mas é difícil. Parece q ta mais incomodado q com gesso.

Postar um comentário